Implant Center

Dúvidas

É sempre bom manter-se informado(a) e é por isso que preparamos essa seção para esclarecer suas possíveis dúvidas.
A disfunção temporomandibular é um problema comum e atinge um grande número da população. Pode acontecer em qualquer idade, mas acomete principalmente adultos acima dos 40 anos. Os sintomas mais comuns são dores na ATM (Articulação Temporomandibular), dores musculares na face e no pescoço, dores de cabeça, dificuldades em abrir a boca na extensão que gostaria, dor e estalos ao abrir a boca. Consulte um especialista para avaliar se seus sintomas são de DTM e para indicar o melhor tratamento para a solução do problema.

Paris
DTM significa Disfunção Temporomandibular. A articulação temporomandibular (ATM) funciona como uma dobradiça que liga o maxilar ao crânio. Esta disfunção pode causar dor e desconforto. Dores no maxilar, dificuldade de mastigar e estalos ou travamentos das articulações da mandíbula são alguns dos sintomas. Os tratamentos comuns incluem medicamentos, protetores de mordida e fisioterapia.

Paris
A cirurgia de bichectomia é a retirada das bolas de bichat, gordura que fica nas bochechas e deixa o rosto redondinho. Esta cirurgia é indicada para pessoas que querem ter o rosto mais afilado. Esta cirurgia deve ser realizada por profissional habilitado nesta técnica, de preferência um cirurgião-buco-maxilo-facial.

Paris
Os dentistas, desde que devidamente treinados, estão totalmente capacitados para atuar na área de harmonização facial. De acordo com a Resolução 176/2016, o Conselho Federal de Odontologia decidiu por autorizar a utilização da toxina botulínica e dos preenchedores faciais pelo cirurgião-dentista, para fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos, desde que não extrapole sua área anatômica de atuação.

Paris
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que tem como objetivo harmonizar os dentes estetica e funcionalmente com a boca e com a face. Exemplos de procedimentos de harmonização facial são o Botox e os preenchimentos faciais.

Paris
Muitos adultos não se sentem confortáveis com o uso dos aparelhos metálicos. Uma opção bastante interessante são os aparelhos estéticos, em porcelana, que podem ser usados para aqueles que não querem ter um sorriso metálico. Outra opção seriam os aparelhos “invisíveis”, indicados para casos menos complexos, que são removíveis e mais confortáveis. Consulte um ortodontista para uma avaliação.

Paris
Os problemas de má-oclusão podem ser detectados ainda muito cedo na infância. Nessa fase, os aparelhos fixos não são indicados, sendo o ideal os aparelhos móveis ortopédicos. A pré-adolescência, após a erupção de todos os dentes permanentes, é a fase ideal para a correção ortodôntica. Contudo, não há idade limite para o uso dos aparelhos ortodônticos. Seu dentista saberá indicar essa necessidade, o aparelho ideal e o tempo de tratamento.

Paris
O profissional capacitado para responder essa pergunta é o ortodontista. Alguns exames são necessários para essa avaliação. Atualmente muitas pessoas precisam usar aparelhos pois a má-oclusão (posicionamento incorreto dos dentes ou das arcadas) é um problema bem comum.

Paris
Vários motivos podem acarretar a sensibilidade dentária. As retrações gengivais e as cáries são os principais deles. Problemas na formação do esmalte do dente também podem gerar sensibilidade. Consulte seu dentista para um correto diagnóstico do motivo da sua sensibilidade e o melhor tratamento para você.

Paris
Existem procedimentos chamados de gengivoplastia ou gengivectomia que são cirurgias plásticas na gengiva para tirar o excesso gengival e dar um contorno mais estético aos dentes. Cada caso deve ser avaliado individualmente para saber a causa do excesso gengival e também o melhor tratamento.

Paris
Os principais motivos são inflamação da gengiva, escovação traumática, problemas oclusais e posicionamento incorreto do dente na arcada.

Paris
Sim. Existem tratamentos para a retração da gengiva que devolvem o contorno normal da gengiva, porém é necessária uma avaliação minuciosa antes da cirurgia para verificar qual a conduta mais indicada. O especialista mais indicado para realizar este procedimento é o periodontista.

Paris
Estudos têm mostrado que o método mais efetivo e duradouro é o clareamento caseiro executado e acompanhado por cirurgião-dentista. O dentista molda o paciente e faz uma moleira específica para ele usar em casa. O profissional também fornece o produto a ser utilizado e orienta a forma de uso. Geralmente o resultado é conseguido em no máximo duas semanas.

Paris
Sim, desde que seja feito por um profissional capacitado. Atualmente os clareadores dentais são extremamente seguros, porém o tratamento deve ser feito e acompanhado por um dentista.

Paris
Se a cor dos seus dentes não te agrada e você gostaria de ter dentes mais claros, sim. Nestes casos um clareamento é feito anteriormente às facetas para que a cor desejada possa ser conseguida e então as facetas serão confeccionadas na nova cor conseguida.

Paris
Geralmente qualquer pessoa pode colocar facetas de porcelana. Contudo, por se tratar de tratamento estético, é preciso que seja verificado se o paciente tem inflamação na gengiva ou ainda cáries e que estes problemas sejam tratados antes.

Paris
Facetas ou laminados ou lentes de contato dentais são lâminas ultrafinas de porcelana que cobrem os dentes na sua parte externa para correção de cor e forma dos dentes com finalidade principalmente estética. O que diferencia esses procedimentos é a espessura do laminado (as facetas são mais grossas que as lentes) e também a quantidade de desgaste necessária para a colocação das lâminas (as lentes necessitam de menos desgaste).

Paris
Os exames radiográficos são uma segurança para você, e a tomografia computadorizada é hoje o exame mais preciso para o planejamento com implantes. Esses exames são feitos em clínicas radiológicas odontológicas e o paciente faz sem necessidade de entrar na máquina, sendo muito rápido e confortável.

Paris
Sim. Mesmo usando dentaduras há muito tempo, na grande maioria dos casos é possível fazer implantes. Em alguns casos pode ser necessário algum procedimento de enxerto ósseo prévio, mas principalmente para a arcada inferior poucas vezes os enxertos são necessários. Seu dentista irá verificar o que é melhor e mais indicado para você.

Paris
Geralmente não. Na maioria das vezes as cirurgias são feitas com anestesia local e sem dor durante o procedimento. Os pós-operatórios de cirurgias de implantes geralmente são bem controlados com analgésicos, que muitas vezes nem são necessários.

Paris
Sim. A marca do implante tem relação com sua origem e como foi feito. É importante que o implante tenha procedência de uma empresa que se preocupa com o controle de qualidade e que tenha tradição no mercado.

Paris
A princípio, é necessário estabelecer um cronograma de visitas regulares ao cirurgião-dentista e, assim como com os dentes naturais, a escovação, limpeza com fio dental e uso de enxaguante bucal são importantes para a manutenção da higiene bucal.

Paris
Sim. Logo após o período de adaptação, a capacidade mastigatória melhora consideravelmente.

Paris
Se o cirurgião-dentista utilizar os implantes com as técnicas de odontologia restauradora modernas, que influenciam tanto na aparência quanto no conforto e funcionalidade, provavelmente o tratamento superará as expectativas. Apesar disso, o prognóstico de um tratamento depende de vários fatores, incluindo o tempo da perda dentária. Assim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor para a reabilitação com implantes.

Paris
Pacientes com restrições médicas ou outras que possam afetar o processo de cicatrização do osso ou dos tecidos moles (por exemplo, distúrbios do tecido conjuntivo, terapia com uso de determinados remédios, doenças sistêmicas gerais, tabagismo) devem avaliar cuidadosamente, com seus cirurgiões-dentistas, os riscos potenciais e os benefícios do uso de implantes dentários.

Paris
A determinação do tratamento depende da avaliação do cirurgião-dentista, que irá determinar se o procedimento de instalação do implante apresenta algum risco à saúde e se existem fatores que possam afetar a capacidade de cicatrização dos ossos ou tecidos moles envolvidos no procedimento.

Paris
Vários fatores interferem no custo de um tratamento com implante, como o número de dentes substituídos e o número de implantes dentários instalados. Como alguns procedimentos adicionais podem ser necessários antes da instalação do implante (tais como enxertos, etc.), a fim de garantir a durabilidade do procedimento, esse também é um fator que interfere no custo. Para obter uma estimativa, é necessário antes de qualquer coisa consultar seu cirurgião-dentista.

Paris
Não. Implantes são vendidos apenas para profissionais devidamente registrados no CRO (Conselho Regional de Odontologia).

Paris
O cirurgião-dentista faz uso de uma prótese provisória. Em algumas situações, no caso de prótese do tipo removível, o paciente poderá receber um material macio, que terá que substituir periodicamente pelo que está no interior da prótese durante o período de espera.

Paris
Não. Em alguns casos, é possível prever logo após o exame radiográfico e o planejamento feitos pelo cirurgião-dentista. Contudo, é apenas no momento da instalação do implante que o profissional poderá dar certeza ao paciente.

Paris
A técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia, ou poucos dias depois da instalação, se chama “carga imediata”. As próteses utilizadas na carga imediata normalmente são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo. Só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do cirurgião-dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante ao osso e nem sempre isso é estabelecido.

Paris
Não necessariamente. O cirurgião-dentista irá avaliar o número de dentes que precisam ser recolocados e o tamanho da prótese, e calculará a quantidade de implantes necessária. Cada caso deve ser minuciosamente estudado e planejado.

Paris
Os implantes dentários são dispositivos (parafusos) feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese. Os implantes dentários contribuem para uma melhor aparência física e função mastigatória e são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes. Estes dispositivos, quando ancorados ao osso saudável, permitem uma boa estabilidade na futura dentição do paciente.

Paris

Fale com a gente no WhatsApp!