Implant Center

Mitos e verdades sobre implantes dentários

Administrador 26 de novembro de 2017

COLOCAR IMPLANTES DÓI.

MITO. Durante o procedimento de colocação dos implantes, o paciente não sente nenhuma dor em virtude da anestesia local. Desde que seja feita uma boa anestesia, o procedimento cirúrgico de colocação de implantes pode ser feito de forma tranquila e segura. A dor pós-operatória também é perfeitamente controlada com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

 

É POSSÍVEL COLOCAR OS IMPLANTES E OS DENTES NO MESMO DIA.

VERDADE. Em alguns casos é perfeitamente possível colocar o dente (prótese) no mesmo dia da cirurgia ou em até 48 horas depois. Esse processo é conhecido como carga imediata.

 

É PRECISO ESPERAR SEIS MESES DEPOIS DE COLOCAR O IMPLANTE PARA COLOCAR O DENTE.

MITO. A tecnologia atual dos implantes evoluiu muito e o tempo de espera para que aconteça o processo de osseointegração (cicatrização do implante no osso) diminuiu consideravelmente. Há implantes hoje que podem receber os dentes 3 semanas após a cirurgia e geralmente o tempo máximo esperado para casos especiais é de 3 meses.

 

PACIENTES QUE NÃO TÊM OSSO PODEM RECEBER IMPLANTES.

VERDADE. Contudo, se não existe osso suficiente para colocar o implante, um enxerto pode ser recomendado previamente. Um tempo de espera para a incorporação do enxerto é necessário para que, em seguida, os implantes sejam realizados.

 

OS IMPLANTES PODEM SER REJEITADOS PELO ORGANISMO.

MITO. Não existe rejeição do implante pelo organismo. Os implantes atuais utilizados no Brasil passam por um processo criterioso até que possam ser comercializados. O material dos implantes (titânio) é totalmente biocompatível (aceito pelo organismo), portanto não há rejeição ao implante. Contudo, como em qualquer cirurgia, podem acontecer problemas pós-cirúrgicos como infecção, por exemplo. Esses problemas, muito incomuns, podem eventualmente levar à perda do implante.

 

QUALQUER PESSOA PODE FAZER IMPLANTES DENTÁRIOS.

MITO. É necessária uma consulta de avaliação inicial para verificar se o espaço entre os dentes, quantidade de osso, abertura da boca e as condições de saúde geral e bucal estão adequadas para o procedimento. O profissional irá solicitar exames para a verificação da possibilidade ou não de se colocar implantes. Uma situação em que não é recomendável a colocação de implantes é quando o paciente não completou o crescimento ósseo. Ou seja, a colocação de implantes em crianças e adolescentes não é indicada.

 

PRECISO FAZER TOMOGRAFIA PARA FAZER IMPLANTES.

VERDADE. Na grande maioria dos casos, a tomografia é um exame fundamental. Por ela é possível verificar o osso em todas as situações e também tridimensionalmente. Portanto, a tomografia é hoje o exame auxiliar mais importante para o planejamento de implantes e só agrega segurança ao procedimento cirúrgico.

 

É POSSÍVEL FAZER CIRURGIAS SEM CORTES.

MITO. Em determinadas situações, os implantes podem ser feitos guiados, mas mesmo assim uma pequena perfuração é feita na gengiva para que o implante seja colocado no osso, o que não deixa de ser um “pequeno corte”. Contudo, as cirurgias guiadas podem ser extremamente rápidas e menos traumáticas, e cabe ao profissional saber quando indicá-las.

 

IMPLANTES SÃO MAIS INDICADOS PARA IDOSOS.

MITO. Os implantes são a melhor opção para quem perdeu um dente. Reforçando que para pacientes jovens é importante esperar o término do crescimento ósseo que acontece no sexo feminino entre os 17/18 anos e no masculino com 18/19 anos. Para o paciente adulto, não há um limite de idade para colocar implantes, mas é necessário que o paciente esteja em bom estado de saúde.

 

 

APÓS PERDER UM DENTE, QUANTO MAIS RÁPIDO SE FIZER O IMPLANTE, MELHOR.

VERDADE. Com a perda do dente há um processo fisiológico de reabsorção óssea, que pode prejudicar a instalação do implante caso haja demora em colocá-lo. Esse processo acontece de forma mais intensa nos primeiros seis meses após a perda do dente. Quando isso acontece, pode se tornar necessário fazer um enxerto ósseo, aumentando a complexidade do caso e o tempo de tratamento.

 

O DENTE IMPLANTADO FICA COM ASPECTO ARTIFICIAL.

MITO. A partir do momento que é feito um planejamento correto do caso, observando todos os detalhes envolvidos, o resultado final pode alcançar os requisitos estéticos e funcionais pretendidos.

 

FUMAR PODE PREJUDICAR O TRATAMENTO.

VERDADE. Fumar é considerado um fator de risco para o tratamento com implantes. Pacientes que fumam têm mais chances de perder implantes ou de que o tratamento apresente problemas.

 

QUEM USA DENTADURA NÃO PODE COLOCAR IMPLANTES.

MITO. Pacientes que usam dentadura não só podem como devem colocar implantes, desde que possuam osso e saúde para isso. Atualmente esta é a melhor opção para quem perdeu um ou mais dentes. Trocar o trabalho removível para um apoiado sobre implantes, além de dar mais segurança, aumenta a qualidade de vida. Se for possível colocar um trabalho totalmente fixo, o conforto aumenta ainda mais.

 

NÃO É PRECISO ME PREOCUPAR EM IR AO DENTISTA DEPOIS DE TERMINAR O TRATAMENTO COM IMPLANTES.

MITO. Assim como os dentes, os implantes também precisam de manutenção. É indicado que o paciente vá ao consultório para manutenção a cada seis meses.

 

 

Dr. George Furtado Guimarães

Especialista em Periodontia

Especialista, Mestre e Doutor em Implantodontia

Voltar

AGENDE SEU ATENDIMENTO AQUI!