Implant Center

O que são os implantes imediatos?

Administrador 26 de novembro de 2017

Atualmente quando se fala em colocar implantes dentários para substituir um ou mais dentes perdidos, muitas dúvidas surgem na cabeça das pessoas.

 

Inicialmente, um implante é um parafuso de titânio, ou também, já disponível hoje, de zircônio. Esse parafuso pode funcionar como uma raiz artificial, substituindo o que seria a raiz do dente, ou ainda vários implantes servindo como suportes para uma prótese completa, como no caso da perda de todos os dentes da arcada.

 

Muita coisa evoluiu nesse tipo de tratamento, e uma das principais evoluções foi o tempo reduzido de tratamento quando comparado ao do passado. No início, havia necessidade de um tempo de espera para a cicatrização dos implantes de até 6 meses para que fossem instaladas as próteses (coroas) sobre ele. Nos dias de hoje, com o desenvolvimento tecnológico, o tempo de espera mínimo pode ser a partir de 3 semanas.

 

Contudo, muitos termos divulgados nas mídias confundem as pessoas no que se diz respeito a esse tratamento. Duas situações que são muito confundidas pelos leigos são o implante imediato e a carga imediata.

Implante imediatos são aqueles colocados imediatamente à extração de um ou mais dentes. Quando se fala em implante imediato está se falando apenas da colocação do parafuso de titânio no osso e não da coroa do dente (prótese). Um exemplo bem comum é quando a pessoa perde um dente na região posterior e no mesmo momento da extração é colocado um implante. Após essa cirurgia de colocação do implante, um período de espera que pode variar de 3 a 12 semanas é necessário para que daí então o implante receba a coroa (prótese).

 

Porém, muitas vezes é possível fazer um implante imediato com um provisório imediato. Um exemplo dessa situação é quando a pessoa perde um dente da frente, o que compromete bastante a estética. Nesses casos, muitas vezes é possível que seja feita a extração, o implante imediato e também um provisório já apoiado no implante. Dessa forma, sendo feito um bom trabalho, é possível que um paciente que chega ao consultório odontológico com um dente quebrado ou com outro problema que não tenha solução saia em uma só visita com o implante e a coroa provisória já realizadas.

 

O tratamento com implantes evoluiu muito nos últimos anos, e hoje é possível que a perda de um dente não se torne tão traumática para os pacientes. Contudo, o mais importante é que, caso um problema sério ocorra, acarretando a perda de um dente, um dentista seja procurado imediatamente. E, no caso da necessidade de implante, o ideal é procurar um especialista em Implantodontia.

Voltar

AGENDE SEU ATENDIMENTO AQUI!