SEPS 710/910 Centro Clínico Via Brasil loja 9 - Galeria
(61) 3443.0402
De segunda a sexta das 8h às 18h
sac@implantcenter.com.br
Seu tratamento com excelência e garantia!

HIGIENIZAÇÃO DAS PRÓTESES SOBRE OS IMPLANTES: ESPECIALMENTE AS DO TIPO PROTOCOLO

admin 20 de Fevereiro de 2018

Os pacientes que receberam implantes dentários para substituir dentes perdidos devem dar especial atenção ao uso da escova e do fio dental. Estes cuidados devem ser redobrados quando os implantes forem usados para serem pilares de próteses fixas. A prótese fixa do tipo protocolo de Branemark merece uma atenção maior ainda, pois qualquer descuido com a higienização oral pode dar origem a problemas ao redor dos implantes, especialmente com inflamação na gengiva onde pode ocorrer sangramento e o não tratamento pode levá-lo à mobilidade e à perda definitiva do implante.

Além do uso das escovas convencionais e fio dental, pode-se utilizar as escovas interdentais, bi ou unitufo. Existem fios dentais com ponta rígida ou, ainda, agulhas plásticas para serem conectadas aos fios convencionais. Há também o uso de fios que possuem uma pequena esponja após sua ponta mais rígida (Floss) – isto permite uma limpeza adequada de toda a superfície da base de prótese e da gengiva. Estes cuidados com a higiene são necessários para a remoção de resíduos alimentares que possam ficar entre os implantes, a prótese protocolo e para evitar a formação e acúmulo de placa bacteriana na superfície da prótese.

Outros acessórios disponíveis no mercado são ideais para higienização da prótese tipo protocolo, como os aparelhos elétricos que, com jatos de água sob pressão, são eficientes para a limpeza embaixo da prótese – conhecidos como Waterpik. São encontrados com facilidade no Brasil nas principais redes de farmácia ou mesmo pela internet nos principais sites de venda.

Estas próteses do tipo protocolo normalmente são confeccionadas com resina, com base metálica. Apesar de muito resistente e imitar bem o formato de dentes e gengivas, esse material é suscetível a manchar com alimentos pigmentados como o café, vinho, beterraba, suco de uva, entre outros alimentos. O paciente deve consumir esses alimentos com cautela e a higienização oral deve ser realizada logo após o seu consumo.

Os bochechos são fundamentais para higiene oral, especialmente com os enxaguantes bucais, porém alguns enxaguantes podem conter substâncias que acabam manchando as próteses protocolos (aqueles à base de Clorexidina). Estas substâncias e alguns cremes dentais, por possuírem em sua composição substâncias abrasivas, devem ser indicadas pelo cirurgião.

O uso diário de escova, fio e enxaguantes é fundamental para a higienização habitual feita por pessoas com dentes naturais e devem ser utilizados em seguida a cada refeição.

Mesmo nos casos dos implantes, a limpeza profissional faz parte do plano de manutenção das próteses do tipo protocolo ou em outros tipos de próteses sobre implantes. A visita regular ao consultório odontológico semestralmente, ou a critério do cirurgião-dentista, deve ser realizada.

Os cuidados minuciosos devem ser constantes ao longo dos anos. Agende sempre um retorno semestral à sua clínica de implante, pois estes cuidados são fundamentais para a durabilidade do sistema prótese-implante, servindo ao paciente de forma funcional e estética agradável.

Entre em contato conosco e agende uma consulta ou o seu retorno. Ficaremos felizes em poder solucionar o seu caso.

Voltar

AGENDE SEU ATENDIMENTO AQUI!