SEPS 710/910 Centro Clínico Via Brasil loja 9 - Galeria
(61) 3443.0402
De segunda a sexta das 8h às 18h
sac@implantcenter.com.br
Seu tratamento com excelência e garantia!

RADIOLOGIA PORTÁTIL E DIGITAL NA IMPLANT CENTER

admin 13 de junho de 2018

 

 

A Radiologia portátil e digital já está disponível na Implant Center para agilizar, atualizar e melhorar seu trabalho. Vamos fazer um breve histórico sobre a radiologia.

 

 

  1. RADIOGRAFIA: SUA NECESSIDADE E SUA EVOLUÇÃO PARA A RADIOGRAFIA DIGITAL

A radiografia é um exame essencial para o diagnóstico completo na odontologia. Ela auxilia no diagnóstico das cáries, doenças periodontais, fraturas de dentes, dos ossos, entre outras situações clínicas. Nos implantes osseointegrados é impossível fazer qualquer procedimento sem o auxílio da radiografia e da tomografia.

Os raios-X foram descobertos na Alemanha em 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen, onde realizou a primeira imagem radiográfica da história: um raio-X da mão direita de sua esposa.

Desde então, a radiografia evoluiu muito, sendo hoje capaz de gerar imagens mais nítidas com a emissão de uma quantidade bem menor de radiação e uma exposição mais curta, principalmente com o surgimento da Radiografia Digital.

 

  1. COMO É A RADIOGRAFIA CONVENCIONAL?

A radiografia convencional utiliza a emissão de fótons de radiação (os raios-X) e a interação deles com o organismo humano gera as imagens. Os raios-X são parcialmente absorvidos pelo organismo, sendo que o restante consegue atravessar a matéria, chocando-se contra o filme radiográfico. Nesse momento, sensibiliza o filme. Cada estrutura do corpo humano absorve uma quantidade diferente da radiação e o filme é sensibilizado de acordo com esse padrão. Dessa forma, acaba gerando uma imagem sobreposta de todas as estruturas atravessadas pelos raios. Após isto, o filme é revelado e, pelas sobreposições de cinzas, a imagem é representada na película.

 

  1. QUAL A EVOLUÇÃO DA RADIOGRAFIA DIGITAL?

A radiografia digital tem os mesmos princípios de emissão de raios-X e a sua interação com o organismo humano. A diferença está na substituição do filme por uma película de fósforo, mais sensível, que, consequentemente, necessita de uma menor dose de radiação e no processo de revelação, que não necessita dos líquidos revelador e fixador (muito tóxicos para o meio ambiente).

A imagem é arquivada no computador e pode ser destinada, sem a necessidade de papéis. A agilidade no sistema digital consegue gerar a imagem no computador em apenas alguns segundos.

Outra vantagem da radiologia digital é sua nitidez com melhores detalhes e sua diferenciação de densidades.

A imagem gerada pela radiologia digital exige uma exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional; essa redução minimiza os riscos do exame para o paciente, agiliza o fluxo de trabalho e torna o ambiente mais seguro.

A imagem é gerada no computador e imediatamente está disponível ao profissional – especialmente quando se detém esta tecnologia na própria clinica, como é o caso da Implant Center.

Então, pensando em você, já contamos com esta nova tecnologia para auxiliar no diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, trazendo, assim, maior agilidade, eficiência e segurança em todo o processo na IMPLANT CENTER.

 

Voltar

AGENDE SEU ATENDIMENTO AQUI!